Obesidade e Sobrepeso
Você sabia que os termos obesidade e sobrepeso se referem a situações diferentes?
Apesar de serem pautas constantes em programas de emagrecimento e outras mídias, nem todo mundo sabe diferenciá-las. O que sabemos é que ambas representam riscos consideráveis à saúde.
Elas estão ligadas aos péssimos hábitos alimentares que boa parte da população mundial tem.
Afinal, qual a diferença entre os dois termos?
A obesidade tem como característica o excesso de peso proveniente do acúmulo de gordura corporal, caracterizada por um índice de massa corporal ou IMC acima de 30. Além disso, é fundamental esclarecer que se trata de uma doença crônica. E que devido a ela, muitos outros males para o corpo humano são desencadeados.
Ninguém tem obesidade por falta de força de vontade, muito menos por falha de caráter. Ela surge por uma série de fatores. O ambiente moderno é um deles, com a explosão do estresse, a diminuição nos níveis de atividade física e o aumento de ingestão calórica.
O sobrepeso caracteriza-se pela condição de ter mais peso do que é considerado normal ou saudável, para a idade ou tamanho.
Uma forma de distinguir ambos é calcular o IMC. Um adulto é considerado com sobrepeso, quando está acima do seu peso saudável estipulado, que varia de acordo com a altura e sexo de uma pessoa. Geralmente, esse índice fica entre 25 e 29,9.
Obesidade é excesso de gordura comparado a massa muscular magra, ou um peso que é 30% acima do peso ideal para uma altura específica. Uma pessoa está obesa quando a quantidade de tecido adiposo é alta o bastante.
Causas do sobrepeso e obesidade
Um indivíduo pode estar com sobrepeso por uma das seguintes razões: comer demais, vida sedentária e falta de exercícios, entre outros. Esses fatores podem levar também à obesidade. Contudo ela, também pode estar ligada a problemas médicos como desequilíbrio hormonal e condições genéticas.
Você ainda tem dúvidas sobre sobrepeso e obesidade? Entre em contato conosco!