Horário de Atendimento:
Seg a Sex das 8h às 20h e
Sáb das 8 às 13h

Medicina Esportiva

Sabemos que cada dia que passa as pessoas estão se importando mais com os cuidados em relação à saúde. E com o aumento das possibilidades terapêuticas e da tecnologia diagnóstica, fica impossível para um único profissional conhecer todas as áreas. Sendo assim, os profissionais de Medicina Esportiva estão aptos para atender as necessidades específicas daqueles que desejam ganhar massa magra. . 

Sabemos que a combinação de alimentação saudável e atividade física é fundamental para aqueles que desejam aumentar a massa muscular.Porém, é preciso pensar no que será consumido antes e após o treino, para facilitar esse processo. 

Antes do treino o mais indicado é o consumo de carboidratos para que o praticante tenha reserva de glicogênio muscular para o início do esforço e garanta melhor rendimento durante a prática da atividade.

Após o treino é necessário o consumo de proteínas, que deve estar adequada às necessidades de cada paciente e ainda levar em conta o horário do treino.

Também não podemos deixar de citar a suplementação, que pode ser uma aliada neste processo, sempre observando as reais necessidades de cada indivíduo, uma vez que tudo pode variar de acordo com o tipo de exercício praticado, a idade, o tempo de treino e outros fatores.

Se o seu objetivo é realmente ganhar massa magra, você deve seguir à risca as recomendações do especialista também aos finais de semana. Ou seja, tudo deve ser feito dentro das necessidades do indivíduo e sempre muito bem acompanhado pelo nutricionista e médico.

Uma outra dica para quem quer ganhar massa magra é não pular refeições, para que consiga atingir todas as calorias necessárias durante o dia, sem estimular possíveis perdas de massa magra durante um jejum prolongado. Normalmente, recomendamos que sejam feitas de 5 a 6 refeições por dia, com atenção redobrada no café da manhã, pré e pós-treino.

Outros fatores que influenciam no ganho de massa magra são:

  • Evitar açúcar e alimentos processados;
  • Consumir frutas;
  • Beber bastante água;
  • Consumir gorduras boas, como  abacate, azeite, azeitona, amendoim, pasta de amendoim, semente de linhaça, castanhas, nozes, avelãs, macadâmia, peixes como atum, sardinha e salmão.

Para que serve o exame de Bioimpedância?

Antes de iniciar o tratamento para ganhar massa magra, na Formma Plena o paciente faz uma avaliação da composição corporal por meio do Exame de Bioimpedância. Ele analisa de forma precisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo e gordura.

Essa avaliação, juntamente com uma avaliação nutricional, permite que o profissional avalie e prescreva o melhor plano alimentar para que você possa alcançar os seus objetivos, seja perda de peso ou hipertrofia muscular (ganho de massa)

É importante realizar a bioimpedância em jejum de quatro horas de alimentos e bebidas; não praticar atividade física 24 horas antes do exame; urinar um pouco antes para o realizar o exame de “bexiga vazia”; e retirar todos adornos metálicos antes de realizar o exame. Isso porque qualquer um desses itens quando não realizado pode acarretar em resultado impreciso.


Se você tem um objetivo de emagrecimento e ainda não procurou um profissional, entre em contato com a Formma Plena e agende uma consulta com um de nossos especialistas.