Elimine rugas com toxina botulínica
A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, tem sido muito procurada, uma vez que a aparência interfere em nossa autoestima e qualidade de vida do indivíduo.
O efeito artificial e esticado no rosto ficou no passado. Além de minimizar rugas e linhas de expressão, o botox tem inúmeras finalidades que talvez você nem saiba.
No post de hoje falaremos um pouco mais sobre os benefícios da toxina botulínica quando o procedimento é realizado em uma clínica especializada, como a Formma Plena.
O que é a toxina botulínica?
A toxina botulínica é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas uma vez industrializada, é purificada e usada em doses que não causam a doença. Ela é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.
O botox tornou-se a primeira toxina botulínica registrada no Brasil e, desde então, tem recebido um número progressivo de indicações estéticas e terapêuticas, como no uso do tratamento para a hiperidrose.
O botox é apenas o nome mais conhecido da toxina botulínica, existem diversos nomes comerciais, como Dysport, Xeomin e Botulifit.
Principais vantagens da toxina botulínica
Abaixo listamos as principais vantagens da toxina botulínica. Confira!
Poder de levantar o olhar
O botox reduz a visibilidade e previne o aparecimento de novas rugas e também pode ajudar a levantar o olhar, já que por muitas vezes a sobrancelha acaba ficando flácida, com aspecto de caída. A aplicação da toxina botulínica em alguns pontos específicos pode dar um aspecto descansado e mais leve ao rosto.
Combate do bruxismo
Os pacientes que possuem bruxismo apertam ou rangem os dentes involuntariamente, trazendo uma variedade de problemas à sua saúde bucal. A toxina botulínica pode ajudar a minimizar esse desconforto, sendo aplicada nos músculos da articulação temporo-mandibular, responsável pela mastigação.
Evitar o aumento de cicatrizes
As cicatrizes também podem ser minimizadas com a toxina botulínica. Ao fazer uma cirurgia pequena de remoção de um sinal, por exemplo, o dermatologista pode recomendar pequenas aplicações da toxina ao redor da região para evitar que a cicatriz se alastre.
Transpiração excessiva
Você sofre com transpiração exagerada nas axilas, mãos, pés ou testa? Saiba que esse problema pode ser resolvido com algumas aplicações de toxina botulínica. Uma vez aplicada, a substância inibe um neurotransmissor que regula a atividade das glândulas sudoríparas, reduzindo a transpiração.
Harmonização do rosto
Tanto o ácido hialurônico quanto o botox podem ser usado na harmonização facial. Para equilibrar bochechas flácidas, olheiras profundas ou um nariz mal distribuído, a toxina
pode garantir um resultado natural e duradouro.
Para acabar com a enxaqueca
Algumas doenças podem ser minimizadas com aplicações de toxina botulínica em locais específicos, como o caso da enxaqueca. Os resultados podem ser sentidos 15 dias após o procedimento, podendo durar até 6 meses.
Como funciona o procedimento?
O procedimento correto de aplicação de toxina botulínica é o que garante um bom resultado. O primeiro passo da técnica é o preparo da pele, com uma higienização e pomada anestésica. Assim, a agulha fina causará apenas um leve desconforto no paciente.
Em seguida, as áreas que recebem a toxina ficam levemente volumosas, mas esse aspecto desaparece logo após, não causando qualquer alteração negativa na pele. Todo o procedimento é feito em alguns minutos dentro do consultório.
O grande benefício desse procedimento, além do resultado estético positivo, é que, mesmo depois da aplicação da toxina, o paciente pode seguir sua rotina normalmente, sem contar com repouso ou tempo de recuperação, apenas seguindo as orientações médicas.
O acompanhamento do médico é essencial para acompanhar se a aplicação correu bem, e a consulta de retorno ocorre após duas semanas.
Quanto tempo dura?
Os efeitos da aplicação de botox podem ser sentidos pelo paciente já em seu segundo dia, sendo que o aspecto natural da região aparece em duas semanas.
Geralmente, a duração da toxina botulínica varia entre 4 a 6 meses. A partir desse tempo, os músculos voltam a receber impulsos dos neurotransmissores e ocorre o reaparecimento das rugas e linhas de expressão.
Por isso, após esse período é recomendada uma nova aplicação de botox para impedir o aumento dessas marcas.
Antes de fazer a aplicação de botox, o paciente deve procurar uma clínica médica especializada em estética com profissionais capacitados para realizar o procedimento, além de analisar se não há contraindicação para seu caso.
O botox pode ser usado em todo tipo de ruga?
Não. Os dermatologistas recorrem a essa técnica para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha.
Para as linhas evidentes quando o rosto está parado, como o bigode chinês, por exemplo, há outros recursos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico.
A partir de que idade pode começar a usar?
Os médicos falam que, mais importante do que a faixa etária da paciente, é saber se ela realmente precisa do tratamento.
Mulheres jovens, de 30 anos em média, com tendência genética à formação de rugas podem usufruir da técnica de forma preventiva, ao relaxar determinado músculo, a toxina botulínica previne o aparecimento de um vinco mais profundo daqui a cinco ou dez anos.
Quando se nota os resultados da aplicação de botox?
O resultado da aplicação do botox em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação.
Os resultados tornam-se mais pronunciados em até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses. No entanto, o tempo de aparecimento dos resultados e sua duração variam de caso para caso.
Contraindicações do botox
O botox, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação.
Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias ou ainda pessoas que utilizam anticoagulantes ou aminoglicosídeos que interfiram na transmissão neuromuscular não devem ser tratados com a substância.
Sente dor?
Você vai sentir as picadas da agulha, mas quem fez diz que é suportável. Os pacientes mais sensíveis podem recorrer a um creme anestésico para passar sobre a pele antes da injeção.
Se interessou e quer saber mais sobre a toxina botulínica? Agende sua consulta na Formma Plena.