Nutrólogo e Nutricionista: conheça mais sobre as especialidades
Quando um paciente procura um especialista para tratar problemas relacionados à alimentação, sempre surge a dúvida sobre qual o profissional mais indicado para sua necessidade: nutricionista ou nutrólogo. Apesar de cada especialidade apresentarem características distintas, elas se complementam e, por isso, na Formma Plena os nossos profissionais trabalham em conjunto para oferecer o melhor aos nossos pacientes.
É importante dizer que cada especialidade oferece respostas para diferentes condições de saúde, seja obesidade, suplementação de vitaminas, reeducação alimentar ou distúrbios que estão dificultando o emagrecimento. Para buscar o atendimento correto é fundamental saber as distinções e funções específicas de cada profissional.
De maneira geral podemos dizer que enquanto o nutricionista prescreve dietas e ajuda na mudança de hábitos alimentares, o nutrólogo estuda os benefícios e malefícios causados pelo consumo dos nutrientes, com a intenção de prevenir doenças como diabetes, obesidade e hipertensão.
O que faz o nutricionista?
O nutricionista transforma a relação entre pessoas e alimentos. Este especialista é o mais indicado para o processo de reeducação alimentar, que envolve mudanças de hábitos e uma nova relação com a comida.
É ele quem faz orientações nutricionais e dietéticas para diferentes objetivos, como emagrecimento ou ganho de massa muscular, garantindo uma distribuição equilibrada dos nutrientes em todas as refeições. Ou seja, ajudar a promover a qualidade de vida, a segurança alimentar e contribuir para a prática da alimentação saudável.
É válido ressaltar que o nutricionista, no entanto, não prescreve medicamentos e nem suplementações vitamínicas para os pacientes.
Podemos listar como as principais funções do nutricionista:
- Prescrever dietas individuais e orientar os pacientes, respeitando a rotina e a necessidade de nutrientes de cada um;
- Auxiliar na alimentação do seu paciente, de acordo com suas preferências e metabolismo;
- Elaborar cardápios para refeições completas;
- Controlar o preparo dos alimentos e a higiene do processo.
O que faz o nutrólogo?
A nutrologia é uma área da saúde que estuda a ação dos nutrientes (vitaminas, carboidratos, minerais, gorduras e proteínas) no organismo. Isso tanto em relação aos benefícios quanto aos malefícios.
Sendo assim, o nutrólogo é o responsável por fazer o acompanhamento nutricional do paciente, atuando na prevenção de doenças que possuem relação com a deficiência ou excesso dessas substâncias, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial.
O especialista em nutrologia consegue identificar erros alimentares que afetam o organismo e propor mudanças de hábitos para uma vida mais saudável.
Podemos listar como as principais funções de um nutrólogo:
- Diagnosticar e tratar doenças nutricionais, como diabetes, hipertensão ou obesidade;
- Identificar maus hábitos alimentares e orientar o paciente sobre a relação deles com o seu estado de saúde;
- Educar o paciente em relação aos benefícios e malefícios de determinados alimento;
- Contribuir com o estudo constante sobre o papel dos nutrientes em busca de uma vida longa e saudável
Nutrologia funcional ou nutrologia médica
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia, a nutrologia funcional também pode ser chamada de nutrologia médica, que nada mais é do que a especialidade da Medicina que estuda, analisa e compreende o impacto dos nutrientes ingeridos no organismo.
Como vimos, a nutrologia é a especialidade capaz de cruzar os conhecimentos, permitindo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças diretamente relacionadas à ingestão de determinados alimentos, levando em conta os seus nutrientes.
Diferença entre nutricionista e nutrólogo
A primeira diferença entre o nutrólogo e o nutricionista está na formação acadêmica. Enquanto o nutrólogo é formado em Medicina e tem especialização em nutrologia, o nutricionista é formado em Nutrição.
Dessa maneira, o nutrólogo precisa ter condições de avaliar a saúde do paciente como um todo, fazendo ligações entre os problemas nutricionais com outras doenças ou sintomas. Por outro lado, o nutricionista pode sugerir suplementação de nutrientes, seja porque o paciente tem uma dieta restrita ou em função de objetivos específicos, como competições esportivas.
Outro ponto importante é que, enquanto o nutrólogo visa avaliar, através de exames médicos, a saúde do paciente e oferecer opções para a preservação da saúde, o nutricionista monta uma dieta individualizada, analisando as proporções dos nutrientes ingeridos.
Com base em tudo o que vimos até aqui é possível dizer que, dependendo do seu objetivo, é muito comum que você precise consultar os dois profissionais, pois eles conseguem trabalhar em conjunto para auxiliar na melhora da sua saúde e da sua qualidade de vida.
Agora que você já sabe qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista, agende uma consulta com um dos profissionais da Formma Plena para uma vida mais saudável e equilibrada.