Nutricionistas
Antes de falarmos sobre a atuação de nossos nutricionistas precisamos explicar um pouco para o que serve a área de Nutrição, que forma profissionais capacitados para promover saúde à população, com programas de alimentação em clínicas, hospitais, escolas, restaurantes comerciais, empresas, instituições de longa permanência, creches, entre outros.
Ou seja, o trabalho desse profissional é bastante amplo e entre as suas principais atividades estão: definição de cardápios variados e equilibrados, garantia da qualidade de refeições, prescrição de dietas específicas para doenças, composição de equipe multidisciplinar em hospitais e participação em campanhas de alimentação.
Áreas de atuação de um nutricionista
Como falamos brevemente acima, um nutricionista pode atuar em diversas frentes, além da nutrição clínica, que é o caso dos profissionais da Formma Plena.
Aqui, eles prestam assistência dietética a fim de promover a saúde de seus pacientes. Eles ainda buscam restaurar o estado nutricional de indivíduos doentes e manter o bom estado dos indivíduos saudáveis.
A base dos tratamentos está na Reeducação Alimentar (RA), que é o processo de reavaliar os hábitos e os comportamentos alimentares. Diferente das dietas radicais, que demonizam alimentos ou grupos alimentares, a RA é baseada em uma melhora da relação e das escolhas alimentares.
Com os nutricionistas da Formma Plena você aprende a fazer escolhas melhores, a optar pelas quantidades adequadas, a não comer por comer; aprende quando está com fome e quando está com vontade; aprende que dá para ser feliz e comer saudavelmente.
Outro foco dos nossos especialistas é a nutrição esportiva, voltada para pessoas que buscam uma alimentação saudável e alinhada com a prática de exercícios físicos. Essa área pode levar o nutricionista a atender até mesmo atletas de alto nível.
Agora que já falamos um pouco mais sobre o trabalho dos profissionais de nutrição de nossa clínica, vamos explorar outras áreas de atuação dos mesmos.
- Nutrição hospitalar: atendimento ao paciente que está hospitalizado, banco de leite humano, lactário e Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional.
- Nutrição ambulatorial: atendimento nutricional a pacientes em consultórios, spas, asilos, clínicas, personal diet, academias e clínicas de estética.
- Nutrição domiciliar: atendimento ao paciente em sua própria residência a fim de elaborar rotinas mais saudáveis.
- Saúde coletiva: assistência e educação nutricional a indivíduos (sadios ou enfermos) e coletividades. O nutricionista promove a saúde por meio de campanhas, programas, pesquisas e atendimento em Nutrição ou em conjunto com profissionais de outras áreas.
- Consultoria e assessoria nutricional: profissionais que prestam serviços a restaurantes, empresas ou outras instituições.
- Alimentação coletiva: planejamento e controle da qualidade de refeições, no treinamento de funcionários, na administração de custos e no desenvolvimento de documentos, como manual de boas práticas.
- Empreendedorismo: em suplementação alimentar natural ou em aplicativos mobile de nutrição.
- Indústria de alimentos: atuação na área de desenvolvimento de produtos, além de testes de degustação de pratos e novos itens, controle de produção e qualidade, treinamento de funcionários, desenvolvimento de material científico e prestação de consultoria a empresas do ramo.
- Docência e pesquisas: lecionar em atividades de ensino nos cursos técnicos de Nutrição, em graduações, na pós-graduação e nas atividades de extensão da área e de alimentação.
Quando procurar um nutricionista?
Alguns sinais de que você deve procurar um nutricionista são: fazer de tudo para emagrecer e não conseguir, descobrir que você tem uma restrição alimentar ou ter vontade de melhorar sua alimentação e sua qualidade de vida.
Abaixo falaremos um pouco mais sobre algumas das principais situações em que vale a pena buscar a orientação de um nutricionista para ajudar você a alcançar seus objetivos e melhorar a sua saúde:
- Seu corpo não está recebendo todos os nutrientes de que precisa: alguns problemas podem estar associados a um déficit nutricional, como unhas quebradiças e falta de energia. O nutricionista é a pessoa que pode nos ajudar a identificar onde está esse desequilíbrio e o que fazer para corrigi-lo.
- Você deseja emagrecer e manter os resultados: para quem pretende emagrecer e não voltar mais ao peso, o melhor a fazer é buscar a orientação de um nutricionista. Além de determinar a faixa de peso ideal para o seu biótipo e a sua rotina, ele pode te mostrar o melhor caminho para atingir seu objetivo de forma sustentável.
- Para ganhar peso ou massa muscular: o nutricionista é quem pode te ajudar a descobrir quais alimentos colocar no seu prato, as quantidades certas e os melhores horários para consumir cada refeição, seja antes ou depois do treino.
- Controlar doenças influenciadas pela alimentação: o nutricionista pode elaborar um cardápio específico para as necessidades e preferências do paciente com diabetes ou hipertensão, por exemplo.
- Garantir a saúde: somente esse profissional é capaz de entender as necessidades do indivíduo em cada fase de vida
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a atuação dos nutricionistas da Formma Plena, agende uma consulta caso sinta a necessidade de promover a saúde do seu corpo, independentemente de emagrecer ou não!