Balão Intragástrico
O balão intragástrico é um tratamento temporário e transitório (aproximadamente 6 meses). Consiste na introdução de um balão inflável de silicone dentro do estômago, por via endoscópica.
Assim, logo após o procedimento, ele é enchido com cerca de 500 a 600 ml de líquido. Tem como objetivo reduzir a capacidade do estômago e a ingestão de alimentos.
Trata-se de um procedimento simples,feito sob leve sedação e realizado em ambiente hospitalar. Não se trata de uma cirurgia!
Para que é usado o Balão Intragástrico?
O tratamento é usado para o sobrepeso e a obesidade. Como dito, é um procedimento simples, que pode ser realizado de forma ambulatorial. Depois que é preenchido, o balão ocupa uma parte do estômago, diminuindo assim a sensação de fome e portanto, promove o emagrecimento.
Pacientes perdem cerca de 20% do peso total, o que permite reduzir em torno de 1 a 2 graus do IMC. Mas o tratamento vai além do procedimento. Ele depende também da conscientização e colaboração do paciente, seguindo as orientações nutricionais e a mudança de comportamento.
Sem a ajuda do próprio paciente, a utilização do balão e a resposta ao tratamento ficam comprometidas.
Como funciona todo o processo de inserção do Balão Gástrico?
Para a colocação do balão gástrico, é preciso realizar uma endoscopia digestiva alta. Ela pode ser realizada na mesma data da inserção, e com sedação endovenosa. Assim, caso seja encontrada alguma alteração que contra indique a colocação, será primeiramente iniciado o tratamento para a resolução do problema, para posteriormente, colocar o balão.
O balão poderá permanecer no corpo do paciente por um período de 6 meses a 01 ano, a depender da marca utilizada e da tolerância do indivíduo. A fase mais difícil do processo é a inicial, nos primeiros 7 dias.
Existem alguns sintomas que aparecem como a dor abdominal, náuseas e vômitos, mesmo com medicações específicas. É a chamada fase de adaptação, a mais importante de todo o procedimento!
Você tem dúvidas sobre o balão gástrico? Entre em contato com a gente!