Doenças Cardiovasculares
As doenças cardiovasculares compreendem um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneos. A hipertensão é um dos fatores de risco mais importantes de doenças cardiovasculares. Entre as principais doenças cardiovasculares,estão:
- Trombose venosa profunda e embolia pulmonar – formada por coágulos sanguíneos nas veias das pernas, que podem se desalojar e se mover para o coração e pulmões.
- Doença arterial periférica – doença dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores;
- Doença coronariana – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco;
- Doença cerebrovascular – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro;
- Doença cardíaca reumática – refere-se a danos no músculo do coração e válvulas cardíacas devido à febre reumática, causada por bactérias estreptocócicas;
- Cardiopatia congênita – caracterizada por malformações na estrutura do coração existentes desde o momento do nascimento.
A existência prolongada de valores elevados de tensão arterial conduz a alterações nas paredes dos vasos sanguíneos. Assim, ocorre interferência no fluxo de sangue, resultando em menos oxigênio para o coração.
O coração reage com a dor, que se chama angina de peito.
Caso ocorra um bloqueio completo do fluxo de sangue, ocorre um infarto do miocárdio ( popular ataque cardíaco).
Quais são os fatores de risco para as doenças cardiovasculares?
Em suma, os grandes fatores de risco das doenças cardiovasculares estão ligados a fatores comportamentais. Eles incluem sedentarismo, dietas inadequadas, uso de tabaco e uso nocivo de álcool. Todos esses fatores manifestam-se por meio de pressão arterial elevada, glicemia alta, hiperlipidemia, sobrepeso e obesidade.
A cessação do tabagismo, redução do sal na dieta, consumo de frutas e vegetais, atividades físicas regulares e evitar o uso nocivo do álcool são essenciais para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Além disso, medicamentos para diabetes, hipertensão e hiperlipidemia podem ser necessários para reduzir os riscos cardiovasculares e prevenir ataques cardíacos e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs).
Caso você ainda tenha dúvidas sobre as doenças cardiovasculares, entre em contato conosco!