Exame de Bioimpedância
Trata-se de um exame comum em pessoas que praticam ou desejam realizar atividades físicas. Ele quantifica informações precisas sobre a composição corporal do indivíduo, quantidade de massa magra e percentual de gordura acumulada no corpo.
Antes de qualquer coisa, não se trata de um exame para identificação de alguma doença. É um procedimento simples, mas que tem muita utilidade para quem deseja entrar ou fazer mudanças radicais no corpo.
Partindo para o conceito, um exame de bioimpedância é aquele destinado a avaliação da composição do corpo, estimando a massa magra, gordura corporal, entre outros dados, que proporcionam informações precisas sobre o estado nutricional geral do paciente.
Afinal, como é realizado o exame de bioimpedância?
Em suma, os aparelhos destinados à realização do exame conseguem avaliar a porcentagem de gordura, osso e água do corpo, através de uma corrente elétrica que passa pelo corpo através de placas de metal.
Em indivíduos que possuem os tecidos bastante hidratados, a corrente passa rapidamente. Já em pessoas que possuem pouca água e muita gordura, a corrente tem uma maior dificuldade de passar.
Dessa forma, para realizar o processo, basta subir descalço em uma balança de bioimpedância ou segurar uma placa de metal em frente ao corpo.
Quais são os benefícios associados a este exame?
Com as informações precisas, os profissionais de educação física e nutrição conseguem criar uma rotina de exercícios e uma dieta equilibrada, de acordo com as necessidades de cada um.
Em outras palavras, ele permite um acompanhamento preciso sobre a perda de gordura e o ganho de massa magra, funcionando também como um orientador qualificado para que as metas do treino sejam mais efetivas e que a pessoa envolvida consiga os melhores resultados.
Você sabia que este exame pode ser feito na Formma Plena? Além disso, entregamos suporte personalizado para você atingir seus objetivos.
Entre em contato conosco!