Suplementação Esportiva
Se você frequenta ou já frequentou uma academia, tenho certeza que já ouviu falar sobre nutrição esportiva. A suplementação de minerais, vitaminas, aminoácidos e outros nutrientes é, há muito tempo, usada por atletas de alto rendimento, como forma de melhorar sua performance e prevenir lesões.
Além disso, os suplementos também intensificam fatores como o aumento de disposição e reposição de vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Contudo, vale salientar: o uso de suplementação esportiva não pode ocorrer sem orientação nutricional! Cada pessoa possui um biotipo muscular diferente, que interfere na quantidade e momentos de uso de cada pessoa.
Quais são os tipos de suplementos esportivos?
Atualmente, o Ministério da Saúde dividiu os suplementos esportivos em grupos, de acordo com suas funções. Assim, antes de fazer o seu uso, é fundamental conhecer esses grupos, e para que servem cada uma das substâncias recomendadas. Dessa forma, temos o seguinte:
- Energéticos: são aqueles que fornecem energia por meio de carboidrato, antes de treinos e competições. Assim, são indicados para pessoas que precisam fazer longas provas.
- Pré-treinos: são compostos, em sua maioria, com creatina e aminoácidos, estimulantes indicados para quem precisa melhorar seu rendimento durante os treinos;
- Termogênicos: tem como função principal ativar o metabolismo, acelerando a queima de gordura corporal;
- Proteicos: completam a ingestão proteica da dieta;
- Repositores: bebidas esportivas isotônicas que tem a função de repor água e carboidratos perdidos durante a prática esportiva;
- Compensadores: tem em sua composição carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, recomendados para pessoas com altas necessidades nutricionais.
Por fim, para obter os melhores resultados e manter uma vida saudável, recomenda-se que apenas médicos e nutricionistas indiquem o uso de suplementos alimentares. A autoprescrição pode resultar em uma superdosagem, prática não saudável.
O Brasil, inclusive, conta com uma regulamentação específica sobre suplementos esportivos, desde julho de 2018, tendo como principal objetivo a padronização dos critérios de informação dos produtos.
A Formma Plena dispõe de profissionais empenhados na sua saúde! Entre em contato conosco!